A Imagem pode ser o procedimento para tornar presentes os objetos, mas talvez as imagens nunca sejam cópias dos objetos. Compreender, lembrar, inventar é sempre formar primeiramente um esquema e depois descer do esquema à imagem. E assim, podemos criar outra cena com a nossa imaginação.
A utilização da imagem é a tentativa de compreender um conceito. Ao contrário, será muito abstrato e mais difícil de fixá-lo ou de guardar esse pensamento. Sem imagem, temos que utilizar o lado mágico, ou seja, criar nosso filme de aprendizados. Uma vez associado imagem/conceito é muito difícil de mudar.
A lembrança existe através da imagem. Essa imagem relacionada com uma atitude gera a percepção da lembrança. Então, se perceber é lembrar ou a imagem não traz com si a sua origem passada e se dá como presente ou então a percepção se dá necessariamente como imagem vinda do passado. Analisando, podemos entender que o passado está mais no presente ou até que não se consegue distinguir o que é antes ou depois. Pois, para entrar no passado precisamos de uma imagem presente. O corpo age como instrumento de seleção, graças a ele a imagem torna-se percepção. “Uma vez percebidas, as imagens se fixam e se alinham na memória”.
Trabalhar com a imagem é desafiador, lúdico, mágico e de grande responsabilidade. Remexer nas idéias e sentimentos, criar novas possibilidades e conceitos com imagens é muito importante e cada vez mais presente na vida dos indivíduos.
Quando olhamos uma foto ou vídeo recebemos imagens que são revertidas em conceitos, ou não. Com a leitura é diferente, precisamos criar ou passar as palavras para imagens, que podem ser um mosaico ou uma paisagem. “Dêem-me as imagens em geral”, diz Bérgson, “ e meu corpo acabará por desenhar-se no meio delas como uma coisa distinta, já que elas mudam constantemente e ele permanece invariável”.
A utilização da imagem é a tentativa de compreender um conceito. Ao contrário, será muito abstrato e mais difícil de fixá-lo ou de guardar esse pensamento. Sem imagem, temos que utilizar o lado mágico, ou seja, criar nosso filme de aprendizados. Uma vez associado imagem/conceito é muito difícil de mudar.
A lembrança existe através da imagem. Essa imagem relacionada com uma atitude gera a percepção da lembrança. Então, se perceber é lembrar ou a imagem não traz com si a sua origem passada e se dá como presente ou então a percepção se dá necessariamente como imagem vinda do passado. Analisando, podemos entender que o passado está mais no presente ou até que não se consegue distinguir o que é antes ou depois. Pois, para entrar no passado precisamos de uma imagem presente. O corpo age como instrumento de seleção, graças a ele a imagem torna-se percepção. “Uma vez percebidas, as imagens se fixam e se alinham na memória”.
Trabalhar com a imagem é desafiador, lúdico, mágico e de grande responsabilidade. Remexer nas idéias e sentimentos, criar novas possibilidades e conceitos com imagens é muito importante e cada vez mais presente na vida dos indivíduos.
Quando olhamos uma foto ou vídeo recebemos imagens que são revertidas em conceitos, ou não. Com a leitura é diferente, precisamos criar ou passar as palavras para imagens, que podem ser um mosaico ou uma paisagem. “Dêem-me as imagens em geral”, diz Bérgson, “ e meu corpo acabará por desenhar-se no meio delas como uma coisa distinta, já que elas mudam constantemente e ele permanece invariável”.
Fonte de pesquisa: "A imaginação" , jean-Paul Sartre.
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