quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Salão Mundial do Artesanato

Aconteceu!!!
Do dia 14 a 23 de agosto, tivemos no estacionamento externo do Bourbon Country, o Salão Mundial do Artesanato. É uma espécie de "feira dos países". O evento reuniu mais de 90 expositores de 23 países. Cada um com seus produtos característicos.
Índia, Líbano, Turquia, Paquistão, Tunísia, Portugal, África do Sul, Quênia, Peru, Japão e Indonésia fizeram parte da feira, além de nossos artistas brasileiros. O evento traz uma mistura de cores, produtos, cheiros, objetos, comidas... muita diversidade, um pouco de cada lugar.
A aposentada Heloisa Correa estava encantada com os produtos para enfeitar a casa. "Eu adorei essas máscaras do Quênia, levei três para colocar na sala e espantar os maus fluídos", conta. Ela conta que na primeira vez que foi a essa feira, no Cais do Porto ínicio desse ano , não conseguiu olhar todos os stands. "Na outra vez que vim, fiquei muito cansada, eram muitas bancas, nem consegui ver tudo, dessa vez esta bem melhor", relata Heloísa.
Apesar do frio, e do receio pelos lugares de movimento, o evento foi bem procurado até o último dia. Para a estudante Juliana Rodrigues, a feira só deixou a desejar na questão da alimentação. "Não gostei muito das comidinhas, experimentei um doce árabe e só", comenta. Mas no que se trata de produtos, Juliana conseguiu adquirir vários. "Comprei lenços e pulseiras da Índia, máscaras da Indonésia, pratas de Bali, um lustre para minha mãe da Turquia, Meu Deus comprei muita coisa..." conta a estudante.
O Salão Mundial do Artesanato terminou no último domingo, mas vale ficar ligado pois essa exposição aconteceu pela segunda vez esse ano, e pode acontecer pela terceira. E é sempre uma delícia conhecer pessoas de lugares diferentes, ouvir outras línguas, ver produtos que não temos a venda por aqui, e principalmente aprender com as outras culturas.
















Tapetes e colchas indianas, plantas carnívoras, perfumes e essencias, máscaras, chaveiros, móveis...
Diversos países expondo suas culturas através do artesanato.
Monica Brum

Nenhum comentário: