segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Que elite é essa ?

A fama veio através da pirataria. Todo mundo queria assistir o polêmico Tropa de Elite. Hoje nos cinemas, ele bate Record de público no Brasil. O grupo da Tropa de Elite foi criado em 1978 para combater assaltos a bancos. Anos mais tarde, os homens que faziam parte do Batalhão de Operações Policiais Especiais, da PM carioca foi chamado para ajudar na guerra contra o trafico nos morros. Com experiências diárias, o Bope virou uma polícia única. Para fazer parte desse grupo seleto, o policial precisa passar por uma verdadeira sessão de tortura. No filme, aparece parte disso. Durante duas semanas os alunos dormem no máximo duas horas por dia. Comem uma mistura de arroz, feijão, carne e massa jogados no chão. O que não mostra o filme passa por horas de cavalgadas em animais sem celas, o que acaba deixando inúmeras feridas nas pernas e na bunda do aspirante a caveira negra. Para que não inflame precisam sentar na salmoura. Alguns desmaiam de dor. Essa iniciação toda é para que o aluno mude de comportamento, tenha uma nova concepção de mundo e até outra forma de enxergar a si próprio.
Ficção e realidade caminhando juntas. O que eu me pergunto é: Tudo isso é mesmo necessário? Homens serão realmente mais eficazes com tantas torturas? Ou isso vai gerar mais violência ?
Se analisarmos os resultados do Bope entre 2000 e 2006, veremos que poucas coisas melhoraram nesse período. A taxa de roubos subiu. O índice de furtos também. O tráfico está cada vez mais forte e armado. As denúncias de tortura por parte de policiais aumentaram.
Bem, podemos chegar a uma conclusão meio óbvia de que atirar para matar e tortura são soluções que não funcionam.

2 comentários:

Tássia Jaeger disse...

óoo novo blog na área...assim q sobrar um tempinho aqui no trab dou uma lida e comento direito...ah, e ve se não vai esquecer de mim tu tb tá? ainda tá de pé nosso projeto?

bjusss...

Tássia Jaeger disse...

guria...n sabia q tu tinha blog ha tanto tempo, vou ter q ler akele post sobre nosso protesto depois, pois fiz um sobre isso no meu blog tb...qm diria né...uma ideia q surgia num bar vazio no centro de gramado pelas 2 da manha rendeu! aushaushausau...vou te add nos favoritos...ah, combinei um chimas com a dani na segunda pelas 19h tá...dxa pré-agendado ai...bju