quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Um dia qualquer de verão!

Um final de semana de verão qualquer é sempre (ou quase) muito alegre. Um bom gaúcho não dispensa o churrasco com os amigos regado a muita cerveja bem gelada. Um dia de sol na praia as crianças adoram. Brincadeiras na areia, nado sincronizado na água, surf para os adeptos, frescobol para as meninas, picolé, sem esquecer do protetor solar, é claro. Com o sol baixando, clima de final de tarde nada melhor do começar a tramar o que fazer para fechar com “chave de ouro” o dia. Quase unânime entre os amigos a opção escolhida é o CHURRASCO. Vamos lá! Compra carne, farofa, carvão, cerveja, gelo, sal grosso, limão pra caipirinha, pão, alho. Um dos amigos lembra:
- Vai faltar cerveja!
Começa a função. Faz o fogo, abre uma latinha, corta carne, tempera, espeta, abre outra latinha, coloca o primeiro espeto na churrasqueira. Pronto! Começou oficialmente o churrasco. A tia que nunca bebe fala:
-Acho que hoje vou dar uma bebiricadinha.
Abre outra cerveja. Isso é sinal que ai vem coisa. O aperitivo está pronto. O sobrinho que adora ajudar e a comer enquanto passa o salsichão e o coração se prontifica a circular com a tábua recheada, acompanhada de farofa. Todos se deliciam. Normalmente no final dos aperitivos as pessoas já estão satisfeitas. Porém, sentam á mesa para terminar o que começaram. Nesse ponto, as pessoas estão semi-bebadas. Salvo a tia que não é acostumada a beber. Essa está no sofá, rindo sem parar. Lembrando histórias de outros churrascos. Todos na mesa, fartos de tanta carne. A cerveja continua firme e forte. Embaladas, as histórias começam. Gargalhadas de tirar o fôlego. Papo vai papo vem, eis que surge a história mais hilária da noite. A empregada da filha mais velha do tio é daquelas que nunca saiu do bairro onde mora ( arredores de Porto Alegre). Certo dia, ela estava limpando a cozinha e comentou com a patroa:
- Sabe, meu irmão foi pra África.
A patroa responde:
- É mesmo, que legal! Mas, estranha o fato.
- Sim, ele foi de caminhão. Levou três dias!
Daí já se pode imaginar como acabou o churrasco.

OS: se você está se perguntando que fim levou a tia que nunca bebe, ela não ficou pro final da confraternização. Foi dormir depois de ter conversado com o sobrinho HUGO!

Nenhum comentário: