A mostra “Zona Livre 4” contou com a exibição de três filmes: Haze, Influenza e Vibroboy. Na saída da sessão, Bruno Viana começava a Hora Extra com sua engrenagem cinematográfica.
Os filmes exibidos na sessão das 17 horas da Usina do Gasômetro de quarta-feira (21) são produções do Japão, Coréia do Sul e França.
Haze foi o primeiro da lista e contagiou o público com a sua agonia. Na tentativa de sair de um suposto labirinto onde era quase impossível mover-se, o ator depara com obstáculos torturantes. Claustrofóbico e agonizante.
Influenza usa câmeras de segurança da Coréia do Sul para mostrar o que antecedeu com um homem que tenta pular da ponte do Rio Han. Ele passa por banheiro, metrô, lixo, caixas eletrônicos e estacionamento sempre aplicando truques na tentativa de se dar bem. Quando entra no banco com a sua companheira, ambos armados para supostamente assaltar, são presenteados com dinheiro por ser o cliente número 1000 da agência.
O francês Vibroboy mostra o travesti francesca que presenteia sua vizinha de trailer, Brigittie, com uma estátua asteca. Leon, que não consegue controlar seus atos de euforia, raiva e ciúmes, quebra sem querer a estátua de onde sai outro aparato, uma espécie de vibrador asteca. Enlouquecido ele morre e ressurge como Vibroboy com sua arma vibratória. A sessão passou do nítido desconforto da plateia em suas poltronas para risadas, porém ainda agonizante.
No lounge do CEN, o público comentava a sessão. Pedro Henrique, estudante de Análise de Sistemas, disse que o filme Vibroboy foi o que mais o agradou, devido ao ar undergound. Sobre o primeiro filme, o estudante comentou: “é envolvente, porém quando o ator começou a escutar vozes achei a narrativa desnecessária, pois já estava passando aquilo que a voz dizia”.
Já o Influenza foi engraçado e a montagem interessante, segundo o estudante. Bruna Dal Sasso, estudante, disse: “Quase vomitei. Todos os três filmes são agonizantes. Acho que foi por isso que reuniram todos na mesma sessão”. Alice Castil, estudante de Cinema viveu uma contradição: “ Eu queria sair do cinema e ao mesmo tempo saber como ia acabar”.
Os comentários foram contidos, pois já estava começando o Hora Extra, com Bruno Vianna, que demonstrou como funciona a interface onde ele decidi qual cena vai para tela grande. A edição é feita na hora, as cenas são representadas por pontos luminosos projetados da tela. Com os dedos, Vianna monta o filme e ainda é possível manipular o plano das sequências que serão usadas .
O público ficou curioso com a tecnologia levada por Vianna. Carla Silva, estudante, disse: “desperta o lado lúdico, só não sei se tanta tecnologia pega”. O diretor vai exibir o filme Ressaca amanhã, às 21 horas, na sala P.F. Gastal, com reprise sábado (24), às 17 horas, no Santander Cultural.
** Texto publicado nos sites: Universo IPA e CineEsquemaNovo
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